domingo, 28 de julho de 2013

Globalização e a exclusão social

Entenda um pouco mais sobre o que é Globalização e Exclusão Social. E o que pode ser feito para mudar essa história.

O que é Globalização

Globalização  que é o constante movimento do mundo capitalista que gira em torno do lucro, do dinheiro e da tecnologia, é a responsável por termos tantas exclusões sociais, já que o mundo visa mais o dinheiro do que o próprio ser humano.
A marginalização, fome, miséria, tudo isso é um quadro do nosso mundo atual, no qual vemos diversos tipos de exclusão social  que acontecem deliberadamente pelo mundo todo, e a grande responsável por isso é a chamada Globalização.

Exclusão social

Uma pessoa é considerada excluída da sociedade quando não se é permitida a sua participação na vida econômica, social e civil ou também quando não lhe é permitido se ter acesso a outros recursos de modo que sua vida não atinja o nível aceitável pela sociedade em que este se encontra.

Como é considerada a exclusão

A exclusão pode, por tanto ser considerada como falta de meios econômico,social, cultural,etc, bem como pode ser limitada pelo acesso a alguns lugares, consequência disso pode ser o isolamento social.
Também temos os problemas de educação, saúde, nacionalidade, violência, desigualdade social, toxicodependência que também podem contribuir para a exclusão social.
O próprio nome já diz excluir, tirar do meio o que não é considerado “bom” para a sociedade.

Como acabar com a Globalização e Exclusão Social

A grande dificuldade gerada pela exclusão, esta em torno dos avanços da globalização. Assim, medidas de ressocialização como as reurbanizações, projetos sociais entre outros pode ser a saída. 
Criar alternativas para que todos os cidadãos, além do direito possam realmente ter acesso ao trabalho, educação e lazer.


Ao invés de tirar "do meio", inclua-os ainda mais, pois a sociedade é um todo e um todo é englobado, às pessoas que vivem nesse meio, independente da condição. Por isso fica muito mais “bonito” de se praticar a inclusão do que a exclusão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário