terça-feira, 30 de julho de 2013

Alunos Normalistas

As normalistas eram as mulheres que cursavam o Curso Normal também conhecido como Magistério de 1º grau ou Pedagógico sendo um tipo de habilitação para o magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Por opção, o professor poderia complementar por mais um ano, o chamado quarto normal, em uma área específica, o que habilitaria a atuar até os aos finais do ensino fundamental.
As alunas normalistas eram moças bem educadas, sofisticadas e delicadas que em contato com as classes estudantis, nem sempre tinham as alternativas e as propostas condizentes com as demandas das comunidades. Elas cursavam a escola normal, aquela que as formava para serem professoras nas escolas normais de todo o país voltado ao ensino infantil.
As normalistas descendentes de família da classe média ingressavam na profissão professor, pois viam o salário como um complemento para a renda mensal da família ou em alguns casos para garantir um casamento bem sucedido com alguém, pois a profissão de professora, naquela época, era a única aceita para mulheres.

Curiosidade
Aquela visão de meninas (normalistas) saiam das escolas vestidas de azul e branco e com sorriso encantador virou tema de um romance clássico da literatura brasileira, A Normalista de Adolfo Caminha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário