Alguns princípios da organização e gestão escolar participativa
1-Autonomia das escolas e da comunidade educativa -autonomia é fundamento da concepção democrática-participativa da gestão escolar; -ter poder de decisão; -a autoridade pode atribuir autonomia às escolas; -implica uma co-responsabilidade consciente dos membros da equipe escolar.2-Relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar -exercício responsável e compartilhado da direção; -supervisão e responsabilidade do diretor; -a gestão democrática não pode ficar restrita ao discurso da participação.
3-Envolvimento da comunidade no processo escolar -vínculos com a comunidade escolar; -usufruem de práticas participativas; -participação das comunidades escolares em processos decisórios.
4-Planejamento das tarefas -estratégias de ação; -ordenação dos recursos disponíveis; -plano de ação da escola ou de projeto pedagógico curricular.
5-Formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar -democrático-participativa de gestão; -qualificação profissional; -competência técnica; -aperfeiçoamento profissional; Docentes bem sucedidos.
6-Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos, com ampla democratização das informações -gestão baseada na coleta; -análise global dos problemas; -cumprimento dos programas; -trabalho em equipe.
7-Avaliação compartilhada -decisões precisam ser acompanhadas e avaliadas; -o controle implica uma avaliação mútua entre direção, professores e comunidade.
8-Relações humanas produtivas e criativas assentadas na busca de objetivos comuns -sistema de relações interpessoais; -qualidade do trabalho de cada educador; -valorização da experiência individual do clima amistoso de trabalho; -investir em mudanças; -combinar exigência e respeito.
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