Educação
não é mercadoria: processos de gestão democrática
No contexto atual
educacional, os alunos não devem ser comparados a clientes e a escola não pode
ser considerada uma empresa, pois a educação não deve ser pensada como uma
mercadoria, pois não existe um produto a ser comprado, ou seja, a escola
pública não objetiva o lucro e sim a formação integral dos sujeitos.
Assim, a escola pública formadora
de sujeitos permeia um campo amplo de formação para o mundo do trabalho e para as
relações sociais, onde através dos atos reflexivos do pensar e do agir os
sujeitos concebam a sua condição autônoma, crítica, criativa para optar,
decidir e assim alcançar a cidadania.
Com isso, a educação
brasileira que já prevista como direito de todos perante a Constituição Federal
e LDB 9394/96, conduz esses sujeitos para uma formação humanista onde o acesso
e a inclusão tornam-se projeções cada vez mais próximas da realidade escolar.
Sendo assim, a escola, os
meios de comunicação e da informação, os diversos ambientes externos à escola,
a pluralidade de ideias, a interculturalidade, proporcionam ricas experiências
na formação de vida do aluno na quebra e rompimento de pré-conceitos, no
respeito com o próximo e consigo mesmo, na inclusão de valores éticos e morais,
na assimilação e busca pelo conhecimento científico e na ruptura do senso
comum.
Dessa forma, alia-se aos
quatro pilares do saber – ser, conhecer, fazer, viver; o mais importante e
coerente saber que é o ‘aprender a aprender’, já que a sociedade encontra-se em
constante evolução, ora progride e avança, ora regride e desafia o novo, tem-se
com isso o convívio visando a adequação, a flexibilização, a mudança, a criação
e retoma-se o velho conceito de que nada está pronto e nem acabado, nem mesmo o
conhecimento.
Por:
Ana Paula Grzebieluka,
estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Secal.
Ana Paula N. Lopes, Licenciada
em Pedagogia UEPG, Especialista em: Educação Especial e Inclusão Educacional, Gestão
Pública e PROEJA, Pedagoga do SAREH/SEED-PR e Professora da disciplina de
Organização e Gestão Educacional I- período especial Secal.
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