segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PLANEJAMENTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA”,
de Marta Leandro da Silva, por Ana Paula Grzebieluka

Marta divide o planejamento em três fases, na primeira a autora delineia “fazer as coisas na busca imediata de soluções satisfatórias para as suas necessidades primárias”. Diz que essa fase tem atribuição do planejamento como instrumento para facilitar as ações.
Na segunda fase, concede o nome de etapa evolutiva do planejamento passando do aspecto prático/ técnico e instrumental, focando na linha teórica que irá seguir.
Já a terceira etapa caracteriza-se pela compreensão de que o planejamento é aberto às finalidades do homem, na qual requer a participação e a responsabilidade de todos os sujeitos.
Dessa forma, as escolas tem o papel e o dever de estar envolvendo o senso crítico dos alunos, por isso necessita continuamente capacitar seus educadores para que estes estejam aptos a trabalhar com tecnologias diferenciadas e a buscarem inovações para as formas de ensinar e aprender.
A autora também traz em seu artigo dois tipos de planejamento, o normativo e o participativo. No normativo Marta diz que esse subjuga-se ser de caráter determinístico, ou seja, que tem ações fechada e pré-ativa, sofre pressões externas na qual o desenvolvimento deve partir verticalmente, o homem ‘funciona’ a partir de normas reguladoras. Já no participativo Marta discorre que esse carateriza-se pelo aspecto interativo, pela visão critica do conhecimento, é dialético, horizontalizado, e concebe a gestão democrática participativa nesse planejamento.
Com isso, Marta fala que o planejamento deve partir da realidade dos aluno, da comunidade escolar, assim, ela retrata que deve-se conhecer essa realidade para somente após esse passo construir os objetivos que serão norteadores do processo.
Ao final, a autora conclui que a gestão democrática e o planejamento participativo interagem em ações conjuntas por apresentarem finalidades comuns, são elas:
  1. Deve ser orientada as tomadas de decisões, execuções dos objetivos e metas da comunidade escolar;
  2. Sempre estar fazendo replanejamento das ações;
  3. Melhorar o uso dos recursos materiais, financeiros e humanos;
  4. Viabilizar estratégias para o fazer pedagógico organizacional;
  5. Visualizar a escola em sua totalidade, bem como estratégias inovadoras para mudar os espaços organizacionais.
Conclui-se assim que esses constituem-se como os elementos essenciais para que a gestão democrática efetive-se com sucesso na escola.

Referência

SILVA, M.L. DA. Planejamento escolar na perspectiva democrática. Disponível em:<http://www.ufpe.br/ceadmoodle/file.php/1/coord_ped/sala_3/arquivos/Planejamento_Escolar_na_perspectiva_democratica.pdf>. Acesso em: 31/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário