ANÁLISE
DO FILME
- Qual o tipo de gestão escolar?
A
gestão que se apresenta no filme é autocrática, centrada na figura
do diretor, onde todos os alunos eram tratados da mesma maneira, sem
levar em conta as suas diferenças e dificuldades, os professores
eram em sua maioria da escola tradicional, por isso eram
conservadores e os únicos donos do saber, da verdade absoluta.
- Há interferência tecnológica nas aulas?
Sim,
A tecnologia que estava presente na sala de aula é bem tradicional,
na qual o professor utilizava somente os livros, cadernos, e lousa.
No entanto, quando um novo professor é contratado começa a
incorporar novas tecnologias, dentre elas o computador, instrumentos
musicais- música, dentre outras que foram necessárias para atender
ao menino disléxico.
- Os professores atuam como facilitadores do processo de ensino?
Os
professores tinham somente um método de ensino que era através do
exercício mecânico e repetitivo, se o aluno não aprendesse era
considerado “burro”, ou seja, estava fora do padrão considerado
pela sociedade, sendo essa extremamente competitiva.
- A sociedade em que se passa o filme é democrática, moderna?
O
filme mostra uma sociedade que não é democrática, nem
participativa, na qual os professores não sentem-se responsáveis
pela aprendizagem do aluno, pelo contrário o diretor e os
professores não tinham uma prática inovadora que facilitava a troca
de conhecimentos e sim uma educação centralizadora e bancária,
onde pensar, refletir não eram os objetivos, assim apenas
depositavam o conhecimento.
- Os pais colaboram com a educação escola? Explique.
O
filme mostra bem a exclusão escolar, na qual, o aluno que não
conseguia aprender era excluído da escola, o professor o castigava,
colocando de joelhos para fora da sala, utilizava de palmatórias.
Havia sim, uma inclusão mascarada onde o aluno estava incluso em uma
turma regular, no entanto não tinha nenhuma adaptação curricular
para o mesmo, nem mesmo existia por parte dos professores
tradicionais uma flexibilidade em suas atitudes e métodos de ensino-
reflexo da educação que receberam, da falta de formação contínua
e continuada, e da sociedade conservadora daquele determinado país.
- Se você tivesse que comparar a educação retratada no filme com as tendências pedagógicas brasileiras, qual se encaixaria melhor?
A
tendência que mais prevalece no filme é a tradicional, mas também
tem um pouco da tecnicista.
- Reflita e responda, quais são as tecnologias utilizadas hoje em sala de aula e compare com as utilizadas no filme. Algo mudou? O que?
Hoje,
temos infinitos recursos tecnológicos para estar trabalhando com os
alunos, como por exemplo: rádio, televisão, computadores, entre
outros. No filme a tecnologia utilizada em sua maioria pelos
professores é somente os livros e a lousa, apenas um professor que é
inovador, que utilizou computador para trabalhar com a coordenação
motora do aluno com dislexia, o rádio para o discente ouvir sons das
letras e verificar a semelhança das palavras, a caixa de areia, o
quadro quadriculado, etc.
Na
atualidade pouco mudou quando verificamos a utilização da
tecnologia em sala de aula, pois o governo muitas vezes proporciona o
recurso físico tecnológico, mas no entanto, não dá o suporte para
a prática do professor, ou seja, falta melhorar as formações desse
profissional, conforme preza a lei, dentre elas a LDB 9394/96.
- Escreva sobre os comportamentos, atitudes dos pais, professores do filme e compare com o ECA. O que você pode analisar criticamente o que mudou na sociedade (supondo que aquela realidade fosse a nossa).
O
filme mostra uma sociedade bem tradicional, na qual, os pais batiam
nas crianças sempre que os menores fizessem algo errado, os
professores usavam palmatórias e castigos severos com os alunos.
Hoje, na nossa sociedade atual não é permitido legalmente agredir,
expor, mau-tratar, etc. Assim, o artigo 5º do ECA traz:
-
Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de
negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e
opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou
omissão, aos seus direitos fundamentais.
Também
temos, no artigo 53 parágrafo II do ECA: A criança tem o “Direito
de ser respeitado por seus educadores”.
Também
proíbe-se aos pais, responsáveis, a escola, qualquer tipo de
violência física, bem como estabelecido no artigo 18ª da Lei da
Palmada, nº 2654 /2003:
“A
criança e o adolescente têm direito a não serem submetidos a
qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos
moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos,
no lar, na escola, em instituição de atendimento público ou
privado ou em locais públicos”.
Outro
fator importante que apresenta no filme é o trabalho infantil, que é
algo que não deve acontecer, de acordo com o ECA no artigo 60:
“É
proibido qualquer trabalho aos menores de quatorze anos de idade,
salvo na condição de jovem aprendiz”.
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